terça-feira, 1 de janeiro de 2013

9º dia: Montevideo - Punta Del Este

Nosso dia começou cedo, porque às 8h30 eu e o Fernando tínhamos citytour agendado para conhecer a cidade de Montevideo...eu estava ansiosa para saber que atrativos históricos ou não, nos aguardava!!!

Segue abaixo uma breve descrição de Montevideo, a partir de uma pesquisa feita por mim.

Montevideo é a capital e maior cidade do Uruguay e também abriga a sede administrativa do Mercosul. Sua localização é na zona sul do País, às margens do Rio da Prata, sendo considerada a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida, se encontrando entre as 30 mais seguras do mundo.

Conta ainda com uma baía ideal, que forma um porto natural, o mais importante e movimentado do país. Se encontra numa zona geográfica caracterizada como a principal rota de exportação de cargas do Mercosul.

Feitas as apresentações, começamos nosso passeio pela Praça da Independência, onde ao centro encontramos uma estátua do General José Gervásio Artigas, herói nacional e "fundador de nuestra nacionalidad". Abaixo dessa estátua encontramos um mausoléu subterrâneo que abriga os seus restos mortais. Está aberto para visitação pública em horário determinado ,mas infelizmente não conseguimos visitá-lo.

A leste dessa mesma praça está a Porta da Cidadela, ou seja, um grande portão que é a testemunha viva de uma época em que a cidade de Montevideo era colonial. Esse portão era utilizado para defesa dos ataques dos portugueses que queriam tomar a cidade dos espanhóis.



Nessa mesma praça avistamos uma moderna construção, que inclusive destoa dos prédios vizinhos, que é a sede atual do Poder Executivo. Exatamente ao seu lado, está o Palácio Esteves, onde até poucas décadas era sede do mesmo poder. Hoje é utilizado para alguns eventos protocolares, como por exemplo, a transferência da faixa presidencial.

Temos ainda o Teatro Solis que é um ponto obrigatório para as mais célebres orquestras, solistas e cantores em turnê pela America do Sul.

Saimos da praça e continuamos nosso passeio passando por um Templo protestante dos Ingleses, Igreja Armênia, Igreja Grega, o Uruguai é um país laico.

Passamos por um prédio que abriga o Museu do Carnaval, pois embora o feriado de carnaval sejam  somente 02 dias, tradicionalmente ele acontece durante 40 dias, com diversos espetáculos acontecendo ao longo desses dias.

O Uruguai é um país plano com 3.300 milhões de habitantes.

Vimos vários monumentos em praças bem arborizadas, aliás, uma característica que notei na cidade é que tem muitas árvores!!!!!!!!!!!Seria muito bom se nossa São Paulo também tivesse um projeto de arborização como foi feito aqui. A qualidade de vida seria outra e nós corredores de rua também iríamos agradecer...utopia????????

Passamos pelo Jardim Botânico, Estádio Centenário, Praça de La Armada que tem uma vista maravilhosa da costa e de um dos melhores bairros da cidade, chamado Pocitos. Conhecemos ainda outro bairro lindo chamado Carrasco.

A finalização do nosso citytour foi no mercado novamente, onde fui "obrigada" a degustar um saboroso pollo asado com arroz, acompanhado de uma bebida tradicional chamada medio y medio Adorei!!!!!!!! O Fernando como sempre , quis uma bela carne com purê de papas acompanhado de refrigerante, pois quem é motociclista não pode beber.



Voltamos para o hotel, arrumamos uma mala pequena e seguimos para Punta Del Este novamente, pois iríamos passar a virada do ano com nossos amigos Muller e Eneida, seus filhos e o pai da Eneida com a esposa Reni.

Estava chovendo quando chegamos em Punta e ficamos molhados, mas faz parte, afinal não quisemos parar na estrada para colocar a roupa de chuva.

Ao chegar, avisamos ao casal que estava preocupado conosco por causa da chuva, marcamos o horário em que eles gentilmente viriam nos buscar e o mais engraçado aconteceu e não posso deixar de contar: ao abrir a mala com as roupas percebi que o Fernando (eu também) havíamos esquecido seu sapatênis que iria usar a noite!!!! Só havia a bota de motociclista que é grosseira e alta, própria para pegar estrada e não para um evento de reveillon...o que fazer? Pensamos num shopping e diferentemente do Brasil, as lojas aqui não fecham por ser a virada do ano. Foi a nossa sorte....rs



Por volta das 22h nossos amigos vieram nos buscar e fomos num restaurante chamado La Marea, especializado em frutos do mar e muito bem localizado no Porto, de frente para o mar. Foi uma noite maravilhosa, companhias agradabilíssimas de todos, comida e bebida muito boas também. A meia-noite vimos vários fogos, o restaurante providenciou alguns shows pequenos de dança mas o que "pegou" mesmo foi um grupo de dançarinas e dançarinos sambando ao som de muito batuque. Nós levantamos para dançar e acabamos fazendo muita farra pois a Eneida tem samba no pé e dançou muito. Fizemos até trenzinho e saimos convidando as pessoas para levantarem e comemorarem conosco.



Ainda tive uma surpresa, pois como eu faço aniversário dia 01 de janeiro, a Eneida havia providenciado um bolo e todos cantaram parabéns!!!!!!!!!!!Fiquei emocionada com o carinho de toda a familia...



Obrigada Familia Muller..........

Senti muita falta dos meus filhos e da minha cachorrinha Kiss...

Eu e o Fernando desejamos um ano novo de muitas realizações para todos. Que venha 2013!!!!!!!!!






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário