terça-feira, 8 de janeiro de 2013

17º dia: Puerto Iguazu - Paraguay

Último dia para aproveitarmos nossa viagem, antes de empreendermos nossa volta para casa, que pelos cálculos do google serão de 408 km até Maringá e depois mais 638 km até São Paulo.

Pretendemos sair de Puerto Iguazu por volta das 6h da manhã, porque se a estrada for boa e não tivermos nenhum problema, chegaremos em São Paulo mais ou menos meia-noite. Isso porque vamos parar para fazer a migração na Argentina, abastecer, nos abastecer e esticar as pernas de quando em quando...rs



Reservamos o dia de hoje para conhecer o Paraguai e após uma fila enorme na migração da Argentina, entramos no Brasil e fomos para a Ciudad del Este. Na verdade, o Fernando já conhecia, eu ainda não e tinha muita curiosidade para ver ao vivo e a cores.

Fomos de moto, lógico, afinal o Fernando precisava colocar mais uma bandeirinha na sua moto!!



Nada me preparou para o que eu vi, porque quando entramos na Ponte da Amizade, eram tantos carros naquela via estreita e o Fernando, utilizando suas técnicas de motoboy, adquiridas no trânsito caótico de São Paulo, ia passando e costurando entre os carros, até chegarmos ao outro lado, quando de repente o lugar destinado a passagem de moto surgiu a nossa frente e o Fernando colocou mais uma vez a sua experiência em ação. Essa pista para a passagem de motos era muito estreita e recortada feita de blocos de cimento. Imagina uma moto enorme como é a Versys 1000, tendo que passar por esse caminho destinado as pequenas motos 125 que funcionam como moto-táxi!

Outra coisa que chamou a minha atenção, foi o trânsito caótico do Paraguai, pois ninguém respeita nada. Por um instante me senti na Índia, com aquela confusão, pois não existe policiamento e nem os semáforos nem as outras sinalizações não são respeitados, ou mal existem.

De qualquer forma estacionamos e saímos para conhecer essa cidade tão famosa por seu comércio onde as pessoas encontram tudo o que querem comprar. Tem desde produtos como perfumes, bebidas, eletrônicos, roupas, etc., fazendo com que essa região seja o paraíso dos turistas. Na maioria das lojas o real é aceito e as compras de até US$300 por pessoa, são livres de impostos. O pagamento em dinheiro (efectivo) tem desconto de 10%, em cartão de débito acréscimo de 4% e cartão de crédito acréscimo de 10%.

É sempre bom pechinchar nas lojas, pois o preço apresentado nem sempre é o final. Tomar alguns cuidados também é fundamental para evitar aborrecimentos, prefira as lojas tradicionais, onde a procedência dos produtos é garantida.

Depois de percorrer várias lojas, pegamos a moto e fomos conhecer o marco das três fronteiras do Paraguai. Com indicação de moradores da cidade procuramos e quando chegamos, estávamos embaixo de um morro aonde estava localizado o dito cujo e não conseguimos chegar próximo, que pena, pois eu queria tirar uma foto.

Nesse trajeto ainda, passamos pela periferia de Ciudad del Este e pudemos constatar o abandono por parte do governo com relação as pessoas, as moradias, as ruas sem calçadas e sem pavimentação, além do que os ônibus utilizados são jardineiras muito antigas em petição de miséria, pois passando bem do lado, vimos até ferrugem nas latarias. Vimos também vários carros sem placas...
Para quem não sabe, jardineiras são ônibus muito antigos que tem o seu motor dianteiro como se fosse uma Rural. Lembram-se da "Marinete" da novela Tieta do Agreste? Pois é, o Fernando que lembrou...


Voltamos para o Brasil e como já era final da tarde, paramos num restaurante brasileiro para comer arroz, feijão de corda, mandioca cozida com manteiga de garrafa, farofa e uma picanha muito saborosa.

Entramos novamente na Argentina e dessa vez com as "muambas" adquiridas, sem o menor problema na migração, que só quiseram abrir o baú da moto para verificar o que tinha dentro, mas, de fato, não olharam nada.

Agora estamos terminando a arrumação das malas, para enfim, voltarmos para a nossa família.

Nos últimos dias não conseguimos postar nenhuma foto para ilustrar nossos textos, mas chegando em casa vou colocar várias ok? (agora já colocamos...)

Boa noite e continuem acompanhando nosso blog pois chegando em casa vou postar o último dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário