segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

16º dia: Puerto Iguazu

Bom dia!!!!!!!!!!

Hoje acordamos cedo para aproveitar bem o dia, por isso tomamos nosso café e logo saimos em direção as Cataratas de Puerto Iguazu - Argentina. Lugar bem próximo ao nosso hotel.

Tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, as cataratas do rio Iguaçu são os cenários da grande maioria dos passeios e atividades em Foz e arredores. Apreciadas de mirantes e passarelas ou ainda a bordo de ônibus, trem, barco ou helicóptero, as quedas ficam ainda mais bonitas no verão.

Após os trámites como comprar ingressos, andar mais ou menos 600 mts para chegar até o trem que nos levaria até a trilha , chegamos numa uma passarela que não tinha mais fim, vi ao longe uma neblina e de repente eu vi um espétaculo da natureza!!!! Como são lindas e poderosas aquelas cascatas caindo numa velocidade absurda. Logo ficamos molhados e eu confesso que tive medo....é de tirar o fôlego mas eu tenho medo de tanta água junta...






Essas quedas são consideradas uma das maiores belezas naturais do planeta. Vale a pena conhecer...
Saimos e fomos em direção ao Brasil, pois queríamos conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em atividade, exibindo uma barragem de 8 km de comprimento por 167 mts de altura. Antes de chegarmos a Usina e já do lado brasileiro, fomos conhecer o marco do Brasil, que só tínhamos visto de longe.





Existem três maneiras de conhecer a usina - Visita Panorâmica, que inclui vídeo explicativo e passeio de ônibus sobre a barragem, com parada em dois mirantes; Circuito Especial, mais longo e detalhado, com visita ao interior da usina e Visita Noturna quando toda a estrutura da barragem é iluminada em um projeto assinado por Peter Gasper e acompanhado por música.

Nós só conseguimos a Visita Panorâmica, mas valeu a pena! Tivemos uma visão externa da grandiosidade da Itaipu, do vertedouro ao topo da barragem de concreto onde estão instaladas suas 20 unidades geradoras de energia. Desde 1973 quando Brasil e Paraguay assinaram um tratado, a Itaipu tornou-se Binacional e tudo é dividido ao meio, ou seja, hoje são 3.000 empregados,  metade brasileiros e a outra metade paraguaios. As 20 unidades de energia também são divididas ao meio, sendo que o Brasil utiliza as suas 10 e compra 8,5 que o Paraguay não utiliza.Com a junção, o Brasil consegue suprir 17% de suas necessidades energéticas do Sudeste.







Sai de Itaipu deslumbrada com o tamanho dessa usina e com todos os projetos desenvolvidos como o Refúgio Biológico Bela Vista, o Ecomuseu, o Canal de Piracema, entre outros...

Com tudo isso, o dia chegou ao fim e o ceu anunciava muita chuva, então achamos melhor voltar para o hotel e descansar, pois amanhã é o nosso último dia dessa viagem aventura e pretendemos ir até o Paraguay....

Nenhum comentário:

Postar um comentário