sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

11° dia: Montevideo - Colônia del Sacramento


Saímos cedo de Montevideo , pois estávamos ansiosos em  conhecer a famosa Colônia del Sacramento e após uma estrada muito tranquila, aliás, uma reta interminável, tanto que eu e o Fernando até brincávamos quando aparecia  uma leve curva. Faltando mais ou menos 10 km de estrada para chegarmos, a paisagem mudou e nos surpreendeu, porque a estrada ficou ladeada de coqueiros altos até praticamente a entrada da cidade de Colônia del Sacramento. Um espetáculo que filmamos!!!!!!Fomos direto para o hotel, mas como a nossa entrada  seria às 15h, deixamos as malas e fomos dar uma volta de reconhecimento pela  cidade.
Pesquisando através do GPS, pudemos localizar quais os pontos históricos da cidade e resolvemos ir conhecer o portão que defendia a cidade portuguesa na época em que Espanha e Portugal lutavam acirradamente pela posse da mesma. Ficamos impressionados e o Fernando mais do que eu, porque ele adora história.



Procuramos um guia turístico para saber com mais propriedade sobre a história dessa linda cidade e encontramos a guia Beatriz, moradora da cidade e que trabalha como guia há 30 anos. Marcamos um horário no final da tarde e fomos almoçar, aliás, com a indicação do nosso amigo Muller, experimentamos Mollejas e Chinchulin, duas iguarias do local.
Na hora marcada para a visita guiada, chegamos ao local combinado e para nossa surpresa, tínhamos uma família de 07 pessoas de Recife – Praia de Boa Viagem, que iriam conosco. Logo começamos a conversar e nos entrosamos bem, tanto que combinamos de jantarmos todos juntos a noite, além do que, descobrimos que estávamos hospedados no mesmo hotel. Uma das pessoas era a Creuza, uma senhora de 85 anos, muito simpática e que não admitiu que eu a tratasse por “senhora”!!!! Mas era uma linda senhora, com muitas histórias e sabedoria que somente o tempo nos traz. Ficou preocupada com o fato da minha viagem e do Fernando ser de moto e nos disse o quanto achava perigoso. O restante da família também era muito simpático!
Vamos falar um pouco sobre esse lindo vilarejo chamado Colônia del Sacramento, que por muitas vezes, os turistas que visitam Buenos Aires,  fazem um bate e volta porque num dia somente,  dá para conhece-la. Eu posso dizer que tive a sorte de passar uma noite também e assim, desfrutar da vida noturna dessa cidadezinha charmosa.
A sensação de caminhar por ela é muito boa. Parece que ela está te abraçando e dando boas vindas!!!!
No centro histórico, os casarões são coloniais, as ruazinhas de pedras irregulares muito parecidas com as de nossa Paraty,  com algumas ladeiras, as igrejinhas lindas, muitas árvores frondosas e sem falar que está situada a beira do Rio de La Plata.





Colônia del Sacramento foi fundada por portugueses , mas depois de quase um século de guerras pelos espanhóis e tratados diplomáticos pelos portugueses, pela sua posse, acabou ficando para os espanhóis com anuência de Portugal. Hoje essa briga não existe, mas deixaram uma herança curiosa: uma mistura de estilos como os azulejos portugueses de um lado e a arquitetura espanhola em praças e monumentos em outro. Depois de conhecer a história da cidade, minha sugestão é que você possa caminhar  sem destino, pois assim você vai notar cenários dignos de filmes, como as arandelas emoldurando as janelas, muitas árvores e flores, portas antigas, carros antigos espalhados pelas ruas e muito artesanato lindo. 













Eu gostei demais de um  presépio que, embora não fosse grande, na minha pequena mala de viajante motociclista, não iria caber. Nessas horas dá vontade de jogar algumas roupas fora...rsrs. Tenho que pensar em praticar o desapego toda hora.






O centro de Colônia del Sacramento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e abaixo vou falar um pouco mais sobre o que você encontrará no entorno.
Além da Puerta de la Ciudadela, conhecemos a Basilica do Santíssimo Sacramento que é considerada a mais antiga igreja do Uruguai, com características espanholas e portuguesas. Infelizmente estava fechada e não pudemos ver por dentro.







O Farol que tem uma particularidade por ser construído em cima das ruínas do Convento São Francisco, promove a melhor vista da Colônia, com 118 degraus até o topo, base quadrada e cume cilíndrico. Eu quis subir e o Fernando que a princípio recusou meu convite, mudou de ideia e foi comigo!!!Eu achei emocionante subir naquele espaço apertado e imaginar quando realmente ele estava em uso...









Fora do centro, fomos conhecer a Plaza de Toros, e que é a única arena de touros com estilo mourisco-espanhol, do Uruguai. Ficou em funcionamento de 1910 a 1912, quando o governo uruguaio baixou um decreto proibindo seu uso. Também não entramos,  pois ela corre risco de desabamento.




Voltando ao centro histórico, não posso deixar de contar a história de uma ruela famosa da cidade que é a Calle de los Suspiros. Ela abriga as casas mais antigas de Colônia del Sacramento e reza a lenda que quem subir e descer sua ladeira três vezes, nunca mais terá problemas amorosos. Quem se habilita????? Eu e o Fernando fizemos isso...




Na primeira vez que subimos, notamos uma porta muito antiga de um local e curiosos como somos, logo entramos para verificar. Era um restaurante muito pequeno, com ambiente intimista, que servia vinhos com excelentes tábuas de queijos e com uma decoração imperdível! Vou colocar fotos.





A nossa guia nos indicou alguns bons restaurantes para jantarmos e combinamos  de ir junto com a família de Recife para que pudéssemos conversar mais, afinal de contas  nosso papo estava ótimo!!! Convidamos ainda outros dois amigos, a Adriana e o Vitor que estavam hospedados no nosso hotel de Montevideo e que encontramos durante nossa caminhada pelo centro de Colônia. Eles deram uma passada mas iam em outro lugar.



A noite,  então nos encontramos no Restaurante Mesón de la Plaza, um lugar chamoso, próximo a igreja e considerado um dos melhores da cidade. Eu adorei, pois era de estilo colonial, pé direito alto, portas antigas e decoração de acordo com tudo isso. Foi uma noite memorável e curtimos cada momento, inclusive fechando o restaurante.............




Nenhum comentário:

Postar um comentário