domingo, 23 de dezembro de 2012

1º dia - Curitiba, Vila Velha e Florianópolis

Saímos de São Paulo às 6h30 da manhã, atrapalhados com tantas malas e apetrechos como GPS, Câmera GoPro, jaquetas air-bag, etc.

Seguimos sentido BR116 e pegamos muita chuva até quase chegarmos em Curitiba.

A estrada é muito linda,  mas infelizmente mal sinalizada e com alguns buracos...de qualquer forma a paisagem compensou tudo isso.

Neste primeiro trecho da viagem, vai um alerta: muito cuidado ao passar pela Serra do Cafezal, logo no início da BR 116. A estrada não está em boas condições e, para piorar, há muita trafego, principalmente de caminhões. Como saímos domingo, e bem cedinho, encontramos um movimento de veículos pequeno, mas as condições físicas da estrada eram as mesmas...

Após algumas paradas para esticar as pernas e abastecer, chegamos a Curitiba, cidade linda e bem arborizada.

De imediato procuramos por um bairro chamado Santa Felicidade, onde existe um polo gastronômico. Escolhemos um restaurante chamado Castello Trevizzo para almoçarmos e em seguida passamos rapidamente na Ópera de Arame para conhecer esse espaço onde são feitas belas apresentações para os moradores desta limpa cidade. É um lugar impar e merece ser visitado!

Por volta das 15h30 pegamos a estrada novamente para visitar o Parque Estadual de Vila Velha, um local que infelizmente já estava fechado para visitação pública. Quero ressaltar que fiquei indignada quando soube que fecha às 15h30 exatamente, ou seja, cheguei por volta das 16h após rodar vários quilômetros e não pude entrar...

Conforme minha pesquisa, o Parque Estadual de Vila Velha é considerado o principal atrativo natural de Ponta Grossa, e esta Unidade de Conservação é composta por três elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobo-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.

A responsabilidade administrativa do parque é do IAP - Instituto Ambiental do Paraná e o acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa - Curitiba), Km 28 a partir de ponta Grossa, saída pela Av.Visconde de Mauá (Oficinas) ou Av.Visconde de Taunay (Ronda)

Bem, retornamos para Curitiba e dessa vez sentido Florianópolis que seria o nosso primeiro local de pernoite. Já estávamos bem cansados depois de rodar 587km e quando vi que ainda tínhamos 312km quase desanimei...rs

Outra questão interessante é o pedágio: as motos pagam pedágio em todas as estradas que passamos. Para se ter uma ideia, entre Curitiba e nossa tentativa frustrada de visitar Vila Velha, pagamos, ida e volta, em um trajeto total de 180 Km, quase R$ 20,00.

Chegamos a Florianópolis por volta das 22h30, após rodar 905km e, realmente, tudo o que queríamos era chegar ao hotel para descansar. Mesmo assim, ainda deu para notar como a cidade estava iluminada para receber o Natal que se aproxima e o Ano Novo.

Fotos não conseguimos tirar hoje, mas a partir de amanhã iremos postar várias. Espero que gostem e continuem nos acompanhando pois ainda tem mais!!!!!!!!!!

Fizemos algumas filmagens durante o trajeto, mas não estamos conseguindo carregar os filmes no blog. Acredito  que iremos colocar somente quando voltarmos. Aguardem.

Feliz Natal a todos!!!!!!! Mas nos falamos amanhã a noite......

1. To amando o blog! !!! Contem os micos também. ..aposto que serão muitos rsrsr

2. Amigos
    Que belo passeio, 905 kms.em um dia é muito mesmo. A Versys é confortável?
    Vocês sabem que para entrar na Argentina é preciso o seguro carta verde?
    Vejam este comentário da internet:
    Seguro Carta Verde - é um seguro obrigatório para quem transita pelos países do Mercosul. Pode ser obtido com a maioria das seguradoras. No meu caso, eu procurei o escritório da seguradora com a qual eu tinha contrato na época da viagem e adquiri este seguro. Se não tiver seguro para sua moto, pesquise no Google "Seguro Carta Verde" que vão aparecer algumas corretoras que intermediam esta contratação. Não é caro. Para minha moto foi menos de R$ 200,00.
    Obs.: depois de um tempo descobri que se você tem seguro total de sua moto, que tenha abrangência para o Mercosul e cobre acidentes com terceiros, ele tem validade como seguro carta verde. Basta levar a apólice ou um documento fornecido pela seguradora onde fique clara esta abrangência e a cobertura.

1. Amigo! sim, 905 km em um dia, é quilômetro pra ninguém botar reparo!!!! hahaha chegamos ao hotel, por volta de 22h:00, totalmente moídos. Tirando a parada para almoço, e aquelas outrar pra esticar as pernas, foram umas 11/12 horas em cima da moto. A Versys 1000 é super confortável, e excelente na estrada. Deliciosa, realmente.
      Quanto à carta verde, já sabia disso e contratei uma. Gastei R$ 189,00. Não sabia sobre o seguro, pois se soubesse antes, não tinha contratado a CV, pois o meu vale no Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Bem, obrigado pelo papo, depois postamos sobre o dia de hoje. A Analice vai atualizar o blog. Abração, e um feliz natal!!!!! Fernando